quarta-feira, 11 de maio de 2016

20 Coisas que você não sabe sobre o Fusca

Você sabia que...


1- O Fusca foi o primeiro carro fabricado pela empresa automobilística alemã Volkswagen. Seu nome original era KDF – Kraft Durch Freude, que significa “Força Através da Alegria”.

Ferdinand Porsche e seu filho Ferry, observando um desenho do Fusca numa prancheta de desenho, que foi feito à mão sobre papel vegetal (translúcido para permitir cópias heliográficas – “blue-prints”), com auxílio de réguas, esquadros, curvas francesas, canetas de nanquim, etc.


KDF – Kraft Durch Freude 1938


2- O primeiro protótipo do Fusca foi produzido por Ferdinand Porsche, fundador da marca de automóveis esportivos Porsche. Quem deu o aval para a produção foi ninguém menos que o ditador alemão Adolf Hitler.



3- A pedido de Hitler, engenheiros alemães desenvolveram novos tipos de automóveis para ajudar nos esforços de guerra da Alemanha. Um deles se chamava Schwimmwagen e era uma espécie de fusca anfíbio.



4- O primeiro lote de Fuscas chegou ao Brasil em 1950. Fabricadas na Alemanha, todas as 30 unidades foram importadas pela família Matarazzo.




5- Os primeiros Fuscas produzidos no Brasil não eram montados pela Volkswagen, mas por uma empresa chamada Brasmotor, que importava as peças.

Anúncio da Brasmotor, publicado na Revista “Automóveis & Acessórios” do Rio de Janeiro em abril de 1951. Fonte: acervo Alexander Gromow, doado por Jason Curvelo Vogel

Notícia publicada pela Gazeta de Santos de 27 de setembro de 1950 relatando a chegada ao Porto de Santos do primeiro lote de Fuscas e Kombis importados pela Brasmotor. Fonte: acervo Alexander Gromow


6- Foi a bordo de um Fusca preto que o ex-presidente Juscelino Kubistchek inaugurou a primeira fábrica da Volkswagen no Brasil, em 1959.



7- O Fusca é o automóvel que ficou mais tempo em produção no mundo todo. Os primeiros protótipos foram fabricados em 1934 e os últimos, em 2003. O último modelo foi produzido no México. O problema é que ele está prestes a perder esse posto para o Toyota Corolla.




8- Você sabe quantas peças são necessárias para a produção de um Fusca? Acredite, dependendo do modelo, são de 5.000 a 7.000 peças.



9- Quer remover o motor do Fusca? Basta soltar (apenas!!) quatro porcas que o fixam ao câmbio. O motor do carrinho não possui suportes próprios.



10- Por falar nisso, você sabia que o Fusca foi um dos poucos modelos de automóvel na história que nunca sofreu nenhum recall?



11- O Fusca é o carro fora de linha mais emplacado do Brasil.



12- O nosso Fusca é chamado em Portugal de Carocha. Já nos Estados Unidos, ele é popularmente conhecido como Beetle. Veja outros nomes ao redor do mundo:

Boble (Noruega)

Volta (África do Sul)

Kodok (Indonésia)

Brouki (República Tcheca)

Peta (Bolívia)

Baratinha (Cabo Verde)

Cucarachita (Guatemala e Honduras)

Escarabajo (Venezuela)

Garbus (Polônia)

13- O Fusca foi protagonista de um filme dos estúdios Disney chamado Se Meu Fusca Falasse (The Love Bug, em inglês), de 1968. O filme teve uma nova versão em 2005 intitulada Herbie – Meu Fusca Turbinado. Aliás, o nome do Fusca era Herbie.




14- O Fusca voltou a ser produzido em 1993 no Brasil a pedido do ex-presidente Itamar Franco, que concedeu incentivos fiscais. Só houve um problema: a vendas não deslancharam e a Volkswagem foi obrigada a interromper a produção em 1996.


11 de Julho de 1996 
Saía da linha de produção da Volkswagen do Brasil (Fábrica Anchieta) em São Bernardo do Campo-SP o último Fusca fabricado no Brasil, na edição denominada de Fusca Série Ouro.

15- Segundo a Federação Brasileira de Veículos Automotores, existem 76 clubes de Fusca no Brasil, a maioria na região Sudeste.

16- O cantor Almir Rogério estourou nas paradas de sucesso brasileiras com uma música chamada Fuscão Preto. O hit foi gravado em espanhol e inglês e até inspirou um filme com ninguém menos que a apresentadora Xuxa no elenco.




17- A pecinha responsável por esguichar água no para-brisa do Fusca era continuamente roubada nos anos 60 para… acredite se quiser, servir de anel! A moda do anel Brucutu (era assim que ele era chamado) foi inspirada por Roberto Carlos e pela turma da Jovem Guarda.





18- O apelido Fusca nasceu da dificuldade do brasileiro de pronunciar Volks. Ele pronunciava o V com som de F, ficando Folks, que a sabedoria popular entendeu como Fusca.



19- O sucessor do Fusca é o New Beetle, carro que conseguiu fazer um enorme sucesso de vendas nos Estados Unidos e em diversos países.


20- O recorde de durabilidade de motor pertence a um Fusca, que andou incríveis 12.512.852 km sem fundir. Sim, 12 milhões de quilômetros! O suficiente para dar, aproximadamente, 300 voltas na Terra.





Nenhum comentário:

Postar um comentário